FISIOTERAPIA, UMA ALTERNATIVA

No PITZ trabalhamos para que possa fazer parte integrante da sua recuperação desde o primeiro momento.
Não há segredos nem receitas complexas. Investimos permanentemente em educação para construir planos de tratamento baseados na mais recente investigação. O resto...é fruto do nosso compromisso e do poder terapêutico do sorriso!
A NOSSA INTERVENÇÃO

CONDIÇÕES QUE TRATAMOS

As nossas fisioterapeutas estão habilitadas a tratar uma diversidade de condições. A nossa abordagem procura não só eliminar/reduzir a dor e outros sintomas sempre que possível, mas também investigar a causa do problema para evitar que futuramente volte a passar pela mesma situação.
Clique em cada condição abaixo para mais informações.

Dores de costas e pescoço são as condições que mais frequentemente atendemos. A vida sedentária, muitas horas passadas em frente ao computador, o stress e pressão das rotinas diárias ou de eventos marcantes na vida são fatores para desencadear e manter lombalgias, que podem ser acompanhadas de dor que irradia para a nádega ou perna (ex: ciática) e/ou cervicalgias, frequentemente aliadas a tensão nos ombros e/ou dor de cabeça.

Sabia que entre os 20-30 anos 30% da população tem protusões discais e NÃO TEM dor e que essa percentagem aumenta para 40% dos 30-40 anos, 50% dos 40-50, 60% dos 50-60, 69% dos 60-70, 77% dos 70-80 e 84% na faixa dos 80 aos 90 anos?

Faça download do nosso guia para compreender o resultado da sua ressonância magnética.

As nossas fisioterapeutas possuem experiência no tratamento das mais diversas lesões desportivas, tendo trabalhado com atletas de vários níveis, desde o praticante recreativo a atletas de competição. Tratamos uma diversidade de condições como tendinopatias, entorses, dor patelo-femoral, bursites, fascite plantar e cotovelo de tenista.

A Maria, além de licenciada em Ed. Física e Desporto, o que lhe permitiu conhecer aprofundadamente os critérios para uma correta técnica desportiva em diversas modalidades, trabalhou vários anos em contexto de prescrição de exercício e também como personal trainer antes de estudar fisioterapia. Entre as diversas modalidades que praticou destacam-se a dança, equitação, surf, corrida e modalidades de ginásio.

O nosso papel é ajudá[email protected] a minimizar os danos resultantes da prática desportiva, aliviar a dor e prepará[email protected] para regressar à atividade o mais rapidamente possível.

Dores de cabeça e enxaquecas são frequentemente desencadeadas por tensão muscular e dor no pescoço. As nossas fisioterapeutas conseguem ajudá[email protected] a controlar os sintomas e adotar estratégias para minimizar este tipo de dores de cabeça.

Sabia que o exercício físico, apesar de poder despoletar episódios de enxaquecas, quando praticado regularmente pode exercer um efeito preventivo na frequência dos episódios?

As lesões de sobreuso (ex. tendinopatias) geralmente respondem bem à fisioterapia, mas o resultado é tanto melhor quanto mais cedo se detetar e começar a tratar o problema, em vez de procurar aguentar a dor. Este tipo de condições têm bom prognóstico com um programa de exercícios específicos, dirigidos à região da dor, incluindo igualmente regiões adjacentes que poderão estar envolvidas no problema.

Sabia que neste tipo de condições é fundamental uma progressão cuidadosa e ajustada individualmente, respeitando o timing de evolução dos sintomas?

Alterações posturais são normais e a maioria das vezes não estão relacionadas com dor. Apesar de existir alguma evidência confirmando que na dor lombar, por exemplo, determinadas posturas poderão aumentar a dor, isso não significa que a postura seja a causa da dor. Avaliamos regularmente a postura para recolher dados sobre tensão muscular, posturas que adota para se proteger da dor, entre outros aspetos, mas não estamos a classificar a postura como correta ou errada. Se desconfia ou tem um diagnóstico de uma deformidade postural com relevância clínica (ex.: escoliose), entre em contacto connosco para que possamos avaliar adequadamente a situação e ajudá[email protected] a perceber que soluções existem.

As nossas sessões de grupo são uma forma divertida e ativa de tomar consciência da sua postura e explorar o corpo. Sabia que é totalmente seguro adotar posturas mais confortáveis? As posturas confortáveis variam de pessoa para pessoa. Explorar diferentes posturas, incluindo aquelas frequentemente evitadas e mudar as posturas habituais poderá promover um alívio dos sintomas.

Podemos ajudá[email protected] a lidar melhor com condições que provocam alterações à forma como controla os seus movimentos. Em contexto de grupo ou sessão individual, queremos que explore as suas capacidades e limites, a partir dos quais traçamos estratégias para melhor conviver com eles.

A maioria da população experimenta algum grau de osteoartrose à medida que envelhece, com uma severidade que pode variar desde alguma rigidez matinal, a alguns episódios ocasionais de dor ou dor severa debilitante. A alteração do estilo de vida, incluindo exercício físico regular, é fundamental para o controlo da dor e melhoria da função. Se lhe parece um objetivo difícil de alcançar, estamos aqui para ajudar a perceber por onde pode começar.

Sabia que existem mecanismos complexos envolvidos na dor que sente e que não se explicam por ”desgaste” da cartilagem? Venha aprender connosco como pode voltar a usar as suas articulações sem receio.

O tratamento das condições específicas relativas à saúde da mulher (ex.: incontinência urinária) pode assumir formas muito distintas e deve ser sempre alvo de uma avaliação detalhada. Pode incluir exercícios direcionados ao relaxamento, fortalecimento ou tomada de consciência da musculatura do pavimento pélvico, sugestões relativas a hábitos ou treino da bexiga, e/ou alterações do estilo de vida.

AS SESSÕES

A SUA PRIMEIRA SESSÃO DE FISIOTERAPIA

Na sua primeira sessão será [email protected] em detalhe. Preocupamo-nos em recolher toda a informação que possa ser crítica para ajudá[email protected] na sua condição. Sabemos que cada pessoa tem uma resposta individualizada ao tratamento, por isso aplicaremos algumas técnicas nesta sessão com o objetivo de compreender a resposta do seu corpo, para guiar decisões futuras sem comprometer a sua segurança e conforto.

É provável que lhe digamos que a sua próxima sessão será marcada para 3 dias depois ou apenas na semana seguinte. Focamo-nos em transmitir-lhe toda a informação relevante para que aprenda a lidar com o seu problema no dia-a-dia. Acompanhamos à distância, estando sempre disponíveis para esclarecer dúvidas que é normal existirem quando lidamos com algo que desconhecemos. O nosso papel é também ajudar a derrubar as barreiras que muitas vezes nos impedem de alcançar resultados.

AS SESSÕES SEGUINTES

É provável aconselharmos um intervalo de 7 dias entre sessões. Isso não significa que @ deixemos só. É usual prescrevermos pequenas tarefas para que ponha em prática o que aprendeu durante a sessão, quando não estamos por perto. Lembre-se que a sessão de Fisioterapia dura apenas 50 minutos. O importante é o que fazemos fora dessa hora. Na sua sessão vamos focar-nos em ajudá[email protected] a lidar com o seu problema no dia-a-dia e queremos saber o que é capaz de integrar no período entre as sessões.

Para a maioria das condições, a incorporação de hábitos de prática regular de exercício que vá ao encontro das exigências do dia-a-dia de cada um, em conjunto com a adoção das estratégias de autogestão que ensinamos são, regra geral, suficientes para prevenir novas recidivas. Poderá sempre optar por manter o seu programa de exercício connosco, para dar continuidade à sua recuperação e evitar futuras lesões.

Se quer começar a praticar exercício mas a gestão de tempo não tem ajudado e tem constantemente adiado esse propósito, marque uma consulta connosco. Ajudá[email protected], sem sentimento de culpa, a ir implementando um programa de exercícios à sua medida.

QUESTÕES FREQUENTES

Não temos qualquer convenção, mas poderá informar-se das condições de reembolso do regime livre junto do seu subsistema de saúde ou seguradora. Em caso de dúvida fale connosco.

Na qualidade de unidade privada de saúde, não possuímos acordo com o Serviço Nacional de Saúde.

A sessão tem a duração de 50 minutos.

A partir da sua sessão inicial de avaliação ser-lhe-á atribuída uma fisioterapeuta responsável, que @ acompanhará durante todo o seu tratamento, salvo em situações em que por complementaridade de áreas de intervenção possamos sugerir que seja [email protected] por mais do que um profissional.

Durante a sessão de Fisioterapia recorremos frequentemente a equipamento para a realização de exercícios, sejam as máquinas de Pilates, pequeno equipamento como pesos, bolas, elásticos, almofadas de estabilidade, etc assim como o equipamento de trabalho em suspensão (Redcord). A seleção depende das necessidades de cada caso e das suas preferências.

O Pilates Clínico é uma das técnicas de reabilitação que podemos usar durante a sessão de Fisioterapia. Das várias formas de exercício terapêutico, o Pilates Clínico é uma das opções que lhe podemos apresentar.